(Foto: Reprodução/Via Tecnológica)

Há 20 anos, era inaugurada a FATEC de Botucatu

Há 20 anos, em 10 de setembro de 2002, nossa cidade recebia um novo instituto de educação: a Faculdade de Tecnologia de Botucatu. Inicialmente alocada no espaço da antiga capela do Hospital Cantídio de Moura Campos, com a extensão de 700 m², hoje a faculdade ocupa um espaço dez vezes maior, contando até mesmo com um ginásio poliesportivo e três laboratórios.

Esta expansão da área do instituto tornou-se necessária para comportar o aumento dos cursos oferecidos pela FATEC-BT. Fundada ofertando dois cursos – Tecnologia em Logística com ênfase em Transportes e Tecnologia em Informática com ênfase em Gestão de Negócios – hoje a faculdade oferece seis cursos de graduação e mais dois de extensão.

O ex-diretor da Fatec, Prof. Roberto Antonio Colenci, recordou algumas passagens da época. “A instalação da FATEC-BT neste espaço [a capela] foi precedida por uma missa solene oficial, realizada em maio de 2002, para retirada e transferência de um relicário – objeto sacro depositado em uma pedra que ficava no altar da capela. Logo após a missa, iniciou-se a reforma da capela que abrigaria o primeiro prédio da faculdade nos seus primeiros meses de funcionamento”.

Docente da Fatec, Prof. Ricardo Ganthous Cervi conta suas impressões sobre a faculdade. “Aprendi desde a infância que Botucatu era conhecida por ser a ‘cidade dos bons ares e das boas escolas’ e a instalação da FATEC nesta cidade fez jus à tradição local. É visível a vocação e dedicação dos docentes e funcionários para com os alunos e com a própria instituição, além, é claro, de uma excelente infraestrutura que oferece condições para que o aluno possa desenvolver todo o seu potencial e buscar tudo aquilo a que ele tem direito. Isso reflete o ensino superior de qualidade que a FATEC-BT proporciona”.

Ao longo dos anos, a Fatec se tornou um modelo de educação, como diz o diretor de serviços administrativos José Roberto Sperandim. “A FATEC-BT, nesses anos, tornou-se referência para Botucatu e região; deu nova cara para a cidade, bem como mudou o conceito das indústrias da região, as quais absorveram os egressos fatecanos que hoje estão distribuídos em muitas empresas da cidade, do estado e até no exterior. Assim, ao entrar na adolescência para passar à maturidade, crescendo cada vez mais, a FATEC-BT está no caminho certo e tem um futuro muito promissor”, comenta.

Vale ressaltar, porém, que o resultado no mercado de trabalho não deve ser o único indicador da qualidade de educação de uma instituição, como aponta o prof. Ricardo. “Percebo que a qualidade do ensino é a qualidade do produto final, como o estudante sai. Dessa maneira, a forma de demonstrarmos isso é através da empregabilidade dos egressos. No entanto, também é importante direcionar o ensino superior para além das demandas de mercado. Procuro sempre desenvolver o senso crítico dos estudantes com compromisso social e ensino voltado para a transformação da realidade”, conclui.

Hoje, a faculdade conta com três laboratórios, sendo o primeiro deles para a pesquisa de biodiesel, conforme cita o Prof. Celso Fernandes Joaquim Junior. “O laboratório de biodiesel, inaugurado em 2009, é fruto de um projeto de pesquisa na área de biodiesel com início em 2006, quando uma equipe de professores desenvolveu e construiu uma mini-usina. A partir disso, surgiu a ideia da construção desse laboratório, visando disseminar os conhecimentos adquiridos”. Tempos depois, foram construídos um laboratório multidisciplinar, nascido com a implantação do curso de Produção Industrial, e um laboratório de processamento de frutas e legumes, visando o curso de Agronegócio.

As inscrições para o vestibular da FATEC se iniciam na próxima segunda-feira (7 de novembro) e correm até às 15h do dia 15 de dezembro e devem ser realizadas por este link.

Apoie a mídia independente de Botucatu. Com R$5 por mês você já ajuda a quebrar a hegemonia de informação na nossa cidade. Apoie o Jornal Audácia através da campanha de financiamento coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *