(Foto: Giovanna Eburneo/Divulgação)

Lutadora botucatuense Giovanna Eburneo é contratada pela WWE

A WWE, principal companhia de luta-livre do mundo, contrata novos atletas todos os anos  para se tornarem futuras estrelas da modalidade. Nesta semana, uma brasileira estreou nas telas da gigante do wrestling: a lutadora botucatuense Giovanna Eburneo.

Giovanna foi escolhida após três dias de testes intensos em abril do ano passado, durante o fim de semana que antecedeu o WrestleMania em Dallas, no estado americano do Texas. Mais de 50 atletas participaram das seletivas, sendo que apenas 17 foram escolhidos como novos recrutas do WWE Performance Center.

A atleta de 25 anos é faixa preta em jiu-jitsu e venceu múltiplas competições pela modalidade, como os torneios paulista, pan-americano e europeu. Em entrevista ao portal Nocaute na Rede, Giovanna aponta como suas principais referências as lutadoras Mackenzie Dern, Michelle Nicolini e Kyra Gracie.

Eburneo, que é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainer, diz na reportagem que um de seus objetivos é “tentar mostrar para as pessoas que o jiu-jitsu não é uma agressão – pois muita gente ainda discrimina lutadores pela falta de conhecimento – e mostrar que temos consciência da luta que praticamos, afinal quem luta não briga”.

Diferentemente da maior parte dos contratados da empresa, a nova lutadora brasileira da WWE estreou rapidamente na programação televisiva. Em um segmento nos bastidores do NXT, Giovanna fez sua estreia como assistente da carismática lutadora Kiana James.

Na WWE, o NXT funciona como a “categoria de base” da luta livre. Lá, os novos contratados – sejam eles atletas de outros esportes, lutadores de empresas com menor expressão ou até celebridades – treinam para entender a fórmula de wrestling da companhia. Caso a botucatuense prove seu valor e chame a atenção do público, ela pode ser promovida para as categorias principais em breve.

A entrada de Giovanna na WWE é um marco para a modalidade, visto que é a primeira vez em que um atleta faixa-preta em jiu-jitsu se torna um lutador de luta-livre na companhia. Isto se dá principalmente pela recente popularidade da arte marcial no exterior, que só passou a ser conhecida no mundo todo nas últimas duas décadas.

Embora seja uma novidade na empresa, a luta-livre não é uma novidade para ela: a atleta pratica este esporte na Snake Pit U.S.A. Catch Wrestling Association há, pelo menos, quatro anos. Agora que Eburneo assinou com a organização, é possível que ela abra caminho para que mais atletas de jiu-jitsu migrem para o wrestling profissional.

Assista abaixo à estreia da botucatuense Giovanna Eburneo na WWE:

Apoie a mídia independente de Botucatu. Com R$5 por mês você já ajuda a quebrar a hegemonia de informação na nossa cidade. Apoie o Jornal Audácia através da campanha de financiamento coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *