(Foto: Asteroid Damage Visualization Map)

E se… um asteroide caísse sobre Botucatu?

O que aconteceria se um asteroide se chocasse com Botucatu? Quais seriam as consequências? A resposta depende da massa do objeto e diferentes cidades em torno da nossa sofreriam diversos danos.

Uma ferramenta útil para estimar os estragos causados por um impacto dessa natureza é a Asteroid Damage Visualization Map, um simulador que utiliza as ferramentas da linguagem de programação Python para realizar os cálculos.

Nele, é possível inserir o tamanho de asteroides pré-definidos ou personalizá-lo. Para esta simulação, consideramos a extensão do satélite Dimorphos, recentemente atingido por uma nave da agência espacial dos Estados Unidos (NASA), que conta com 170 metros de diâmetro. Confira, abaixo, os impactos de uma possível queda na cidade de Botucatu:

Felizmente, esta trágica possibilidade ainda está longe do radar do nosso planeta. Segundo um estudo publicado por cientistas da NASA, a chance do asteroide mais perigoso para a Terra, chamado de Bennu, chocar o nosso planeta até o ano de 2300 é de uma em 1.750 (ou 0,057%, em porcentagem).

Além disso, os astrônomos estão sempre em busca de maior precisão no acompanhamento destes corpos celestes. Portanto, não há motivo para pânico – ao menos, pelos próximos trezentos anos.

Apoie a mídia independente de Botucatu. Com R$5 por mês você já ajuda a quebrar a hegemonia de informação na nossa cidade. Apoie o Jornal Audácia através da campanha de financiamento coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *