(Foto: Arquivo pessoal/Fabiana Ventura)

Alunos da EMEFI Profa. Therezinha da Silva Paes Secco publicam primeira edição de seu jornalzinho escolar

Os alunos da EMEFI Profa. Therezinha da Silva Paes Secco, localizada no Residencial Caimã, distrito de Rubião Júnior, publicaram a primeira edição do jornalzinho escolar “Jornal Jacaré” na última segunda-feira (12).

A matéria de capa apresenta a 1ª Mostra Cultural da escola, ocorrida em julho, quando os alunos apresentaram a exposição “Caimã: meu lugar no mundo” a seus familiares. O evento contou com cartazes, fotos, maquetes e pinturas produzidas pelos próprios alunos sobre a história do bairro.

Cerca de 150 alunos de todas as turmas da EMEFI participaram, compreendendo a faixa de seis a onze anos de idade. As crianças escreveram as notícias de modo coletivo com o apoio das professoras e contribuíram com a produção de ilustrações.

Além dos próprios alunos, a produção do Jornal Jacaré contou com a colaboração da diretora Luciana e da coordenadora pedagógica Luciane; das professoras Cristina, Fabiana, Jéssica, Silvia Daré, Silvia Dorini e Vivian; e da funcionária Gilda. Mais professores devem participar das próximas edições.

O jornal ganhou esse nome pois o termo “Caimã”, que dá nome ao bairro, advém do nome científico do jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), que também figura como mascote do jornalzinho.

A inspiração para a criação do Jornal Jacaré foi o Jornal Joca, informativo direcionado ao público infantojuvenil, como conta a professora Fabiana Ventura. “Tivemos contato com as edições impressas desse jornal e com a versão online, desse modo apresentamos para as crianças o material impresso, lemos e comentamos sobre as notícias, e as crianças gostaram demais”.

A professora ainda revelou o processo de criação do jornal. “Estudamos com os alunos as partes que compõem a notícia e escrevemos para o nosso ‘Jornal Jacaré’, pensando em escrever sobre temas do interesse das crianças e sobre as práticas pedagógicas que foram realizadas na escola ao longo do ano. Acreditamos que o jornal escolar é um modo de incentivar a leitura e a escrita de modo significativo e prazeroso”.

Há a previsão para a impressão de mais edições do Jornal Jacaré a serem publicadas bimestralmente. Você pode ler a versão digital da primeira edição do jornalzinho através deste link.

Apoie a mídia independente de Botucatu. Com R$5 por mês você já ajuda a quebrar a hegemonia de informação na nossa cidade. Apoie o Jornal Audácia através da campanha de financiamento coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *