(Foto: Marcelino Dias/Reprodução)

União das Damas de Caridade completa 80 anos de atividades em Botucatu

A União das Damas de Caridade Nossa Senhora de Lourdes completa, nesta sexta (2), 80 anos de atividades em Botucatu. A organização presta assistência social geral às famílias em situação de vulnerabilidade ou exclusão social, com serviços gratuitos e permanentes.

Tudo começou em 1944, quando um grupo de senhoras da cidade de Botucatu decidiu se unir para ajudar as famílias mais necessitadas. De início, forneciam alimentos, remédios, roupas, calçados e outros, conseguidos junto à população e levados às famílias carentes através de visitas domiciliares, além do conforto espiritual aos doentes. Com o tempo, o trabalho foi se expandindo e se estruturando.

Diz uma nota d’A Gazeta de Botucatu, publicada na época da inauguração: “Cheias de boa vontade, essas apóstolas estão dispostas a se sacrificarem pelo bem de todo necessitado, e esperam que Botucatu, cidade progressista e caridosa, não só acompanhará com carinho esse nobre trabalho de Apostolado, mas de boa vontade, abrirá a sua mão para auxiliá-las com livres contribuições”.

Através de inúmeros tipos de campanhas de fundos, durante anos, foi construída a sede própria em 1955, no terreno anexo à igreja Nossa Senhora de Lourdes, onde os trabalhos propriamente ditos começaram a ser melhores estruturados. Lá foi instalada a Obra do Berço – confecção e distribuição de enxovais para recém-nascidos de mães carentes. De 1976 a 2013, foram entregues mais de 1700 enxovais.

Em princípios da década de 1970, iniciou-se o curso de doméstica, visando orientar as jovens para essa profissão. Através de palestras, as candidatas inscritas no curso aprendem formas simples do trabalho com o lar e suas necessidades. Além disso, desde 2002 a entidade gerencia uma biblioteca com mais de 500 obras, por iniciativa da voluntária e professora Maria Eni Ribeiro de Melo, encarregada pelo setor de alfabetização de adultos na UDC à época.

Hoje, a União promove o projeto “A Semente”, voltado para gestantes de 11 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa proporciona conhecimentos que possibilitarão vivenciar a gravidez, o parto e primeiros cuidados com o bebê de uma forma mais consciente e esclarecida. As participantes também são orientadas na confecção do enxoval de seus bebês, concluído ao final de sua participação no projeto.

O projeto “Partilhar”, por sua vez, promove o convívio e a troca de experiências entre as participantes e busca utilizar desse contato para que situações de risco e vulnerabilidade sejam prevenidos através do acesso a vários cursos e confecção de artesanatos e culinária, com venda revertida para as participantes. Os trabalhos manuais produzidos pelas atendidas pelo projeto são comercializados desde 1981 no bazar beneficente permanente “Mãos de Fada”, situada na Galeria Central Shopping, no final da Rua Amando de Barros.

Segundo a entidade, a UDC já apoiou mais de cinco mil mulheres, perseverando em seu objetivo de promover, através da convivência e fortalecimento de vínculos, o resgate e o exercício pleno da cidadania às mulheres que apresentam situação de vulnerabilidade sócio-econômica, impulsionando-as e motivando-as na busca do bem estar social e da cidadania. Hoje, são mais de vinte voluntárias na associação.

As comemorações das bodas de carvalho da organização serão realizadas ao longo de todo o ano de 2024. A União das Damas de Caridade se localiza na Rua Djalma Dutra 350, Centro, anexa ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, e pode ser contatada pelos telefones (14) 3882-8422 ou (14) 99624-2568.

Com informações do livro “União das Damas de Caridade Nossa Senhora de Lourdes de Botucatu – 70 anos promovendo a assistência social”

Apoie a mídia independente de Botucatu, apoie o Jornal Audácia através da campanha de financiamento coletivo ou de nossa chave PIX: apoie@jornalaudacia.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *