Dia Mundial da Água: como preservar a hidrografia de Botucatu?

Nesta segunda-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. A data é utilizada para conscientizar a população sobre a preservação da hidrografia local, nacional e mundial.

Botucatu é uma cidade conhecida nacionalmente por suas águas: seja por seus rios, córregos, cachoeiras ou lagoas. Além da importância turística, estes ambientes garantem a captação de água e o tratamento de esgoto de nossas casas, através das duas bacias hidrográficas onde Botucatu está situada: a bacia do Médio Paranapanema e a bacia do Sorocaba Médio Tietê.

Por isso, é fundamental que a natureza e a biodiversidade aquática de nossa região sejam conservadas. O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), Leonardo Fulgueral, falou ao Jornal Audácia sobre a importância da preservação ambiental da nossa região.

Jornal Audácia: Qual a importância da hidrografia regional para o dia-a-dia de Botucatu?

Leonardo Fulgueral: A forma como estudamos a hidrografia é importantíssima para  melhor eficácia no gerenciamento dos recursos hídricos. No estado de São Paulo, a administração dos recursos hídricos se dá através da divisão em 22 unidades – ou sub-bacias – que abrigam os comitês de bacias hidrográficas, órgãos estes responsáveis pela administração dos recursos hídricos. Por se localizar em uma área divisora de águas, Botucatu pertence tanto ao Comitê Sorocaba Médio Tiete quanto ao Comitê do Médio Paranapanema.

Na Bacia do Médio Paranapanema, temos a localização da captação de água do município de Botucatu, bem como as obras da futura represa. Já na Bacia do Sorocaba Médio Tietê é onde acontece o tratamento de esgoto do município.

Botucatu se situa em uma área de recarga do aquífero Guarani, importante reservatório natural, que está presente em quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Sendo assim, devemos conhecer nossa hidrografia e território para planejarmos a gestão dos recursos hídricos municipais através de legislação e estudos que auxiliem a administração de nossas águas.

JA: De que forma a população pode contribuir para a preservação das águas em Botucatu?

LF: Devemos estimular a população ao uso racional da água, tais como:

  • Verificar se há vazamentos visíveis ou ocultos e consertá-los.
  • Limitar o uso da máquina de lavar e reaproveitar a água da lavadora;
  • Desligar a torneira ao escovar os dentes;
  • Tomar banhos curtos;
  • Não lavar calçadas com mangueira;
  • Fechar bem as torneiras;
  • Lavar o carro com baldes;
  • Construir caixas de reuso de água.

A população deve denunciar casos de poluição ambiental para os órgãos competentes: Secretaria Municipal do Verde (3811-1533), Guarda Ambiental Municipal (199), Policia Militar Ambiental  (3882-6070) e Cetesb (3882-1134).

Apoie a mídia independente de Botucatu. Apoie o Jornal Audácia através da nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse.

imagem de capa: José Alberto Conte Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *