(Arte: Mateus Conte/Jornal Audácia)

Botucatu fica de fora da nova lista de cidades que receberão a vacina da dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), uma lista com novas 154 cidades que receberão a vacina contra a dengue, além das 500 que já receberam o imunizante.

Botucatu ficou de fora, bem como todos os outros municípios do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Botucatu. A GVE de nossa região soma 8.461 casos de dengue confirmados e 1.381 casos ainda não confirmados.

Dois óbitos foram confirmados – ambos em Botucatu, sendo uma mulher de idade entre 50 e 64 anos e uma com idade acima de 80 anos – além de outros 5 em investigação. Somente em Botucatu, foram 5.330 casos confirmados e 935 ainda sob investigação.

A maior incidência de dengue é entre as mulheres, representando 53% dos casos. Entre elas, a maior proporção etária é entre os 35 e 49 anos: 13%.

Já entre os homens, que respondem por 47% dos casos, a maior incidência recai sobre a faixa etária dos 20 aos 34 anos, representando 11%.

Além disso, os sintomas mais relatados foram febre, dores musculares, dores de cabeça e dores retro-orbitárias, ou seja, dores no fundo dos olhos.

Os dados são do painel Dengue SP, mantido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e alimentado por informações cedidas pela Secretaria de Saúde de Botucatu.

O país já registrou mais de 2 milhões de casos de dengue em 2024, o maior número registrado em toda a série histórica, que é feita desde 2000.

O recorde anterior da doença havia sido batido em 2015, quando foram contabilizados 1.688.688 casos.

Segundo o Painel de Arboviroses, o país tem 2.321.050 casos (prováveis e confirmados) de dengue e 831 mortes confirmadas pela doença.

A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa da pasta é a de que o país registre 4,2 milhões de casos no ano.

Apoie a mídia independente de Botucatu, apoie o Jornal Audácia através da campanha de financiamento coletivo ou de nossa chave PIX: apoie@jornalaudacia.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *