(Foto: Reprodução/GazetaPress)

Há 50 anos, lateral botucatuense Zé Maria marcava seu primeiro gol pelo Corinthians

Um dos maiores ídolos da história do futebol corintiano, o lateral botucatuense Zé Maria marcou seu primeiro gol com a camisa do Timão há exatos 50 anos. No dia 9 de abril de 1972, o ‘Super Zé’ balançou a rede em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Paulista daquele ano. 

Era a terceira temporada de Zé Maria como atleta do Corinthians. No Pacaembu, ele entrava em campo como titular da equipe escalada pelo técnico Francisco Sarno para enfrentar a Portuguesa. O alvinegro alinhava com: Ado; Zé Maria, Baldochi, Luis Carlos, Pedrinho; Tião, Rivellino, Adãozinho; Vaguinho, Mirandinha e Aladim. 

E contra a equipe onde iniciou a carreira, Super Zé mostrou a que veio logo aos quatro minutos, abrindo o placar para o Timão. Ele iniciou a contagem, que Rivellino, Vaguinho e Nelson Lopes completariam – Basílio, futuramente um ídolo alvinegro, diminuiu para o time adversário, dando números finais ao confronto.

Nascido em Botucatu em 18 de maio de 1949, José Maria Rodrigues Alves é um dos maiores nomes da história do Corinthians. Ele chegou ao clube em 1970, e conhecido pela imensa raça e força física aliadas a uma técnica e velocidade apuradas, disputou quase 13 temporadas com a camisa alvinegra, aposentando-se do futebol em 1983 e, inclusive, sendo escolhido o técnico pelos próprios jogadores do elenco alvinegro. 

Zé Maria encerrou sua passagem como atleta do Coringão com 598 partidas disputadas, e 17 gols marcados. Conquistou quatro títulos do Paulistão: em 1977 o do Fim da Fila, contra a Ponte Preta; em 1979, também contra o time de Campinas; 1982, contra o São Paulo; e 1983, tendo participado apenas do início da campanha, mas integrado o plantel inscrito na competição – e, portanto, sendo campeão estadual mais uma vez.

Em novembro de 2021, o botucatuense recebeu uma homenagem do clube, que inaugurou um busto de bronze do ex-lateral. Relembre a matéria que o Jornal Audácia publicou sobre o evento.

com informações da Agência Corinthians

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *