(Foto: Reprodução/Padre Emerson)

Côn. Emerson Anizi completa 20 anos de ordenação sacerdotal

O cônego Emerson Rogério Anizi, cura da Catedral de Botucatu desde 2007, completa vinte anos de ordenação presbiteral nesta terça (9).

O padre nasceu na cidade de São Manuel/SP, aos 13 de outubro de 1971, filho de Sérgio Luiz Anizi e Maria Dolores Justo Anizi, irmão de Vanessa Cristina Anizi e Luiz Fernando Anizi.  

Estudou na Escola Estadual Dr. Manuel José Chaves e na Creche Dona Leonor Mendes de Barros, ambas em São Manuel. Ingressou no Seminário em 1990 e durante seu caminho formativo estudou nas cidades de Cascavel, Curitiba, Rodeio, Guaratinguetá, São João do Meriti, Bauru, Marília e até mesmo em Roma, na Itália.

Foi ordenado sacerdote aos 9 de agosto de 2002 no Santuário de Santa Teresinha na cidade de São Manuel, tendo como lema uma frase do papa São Paulo VI: “Toma-me Senhor como sou, com meus pecados e imperfeições, mas faça de mim segundo Teu desejo”.

Além de pároco da Catedral de Sant’Ana de Botucatu, desde 2008 padre Emerson também exerce a função de ecônomo arquidiocesano, sendo responsável pelo patrimônio – como imóveis e aluguéis – contabilidade e arquivo da Cúria Arquidiocesana.

O cônego também compõe simultaneamente o Conselho de Presbíteros e o Colégio de Consultores, órgãos que têm por finalidade principal “refletir com o Arcebispo Metropolitano e ajudá-lo no governo da Arquidiocese em caráter de comunhão”, segundo aponta o Estatuto Arquidiocesano.

No plano pastoral, padre Emerson é um dos principais entusiastas da evangelização através das comunidades terapêuticas voltadas aos viciados em álcool e drogas em processo de recuperação, como a Fazenda da Esperança.

Pe. Emerson visita unidade da Fazenda da Esperança em Angola (Divulgação/PascomCatedral)

A iniciativa atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios e conta com mais de 150 unidades espalhadas pelo Brasil e em países da Ásia, África, América Latina e Europa.

Só no Brasil, foram quase dez mil pessoas atendidas pelas unidades da Fazenda apenas no ano de 2021. Tais resultados colocam o projeto no topo da lista das maiores comunidades terapêuticas da América Latina.

A experiência em alguma Fazenda da Esperança faz parte do processo formativo dos seminaristas da Arquidiocese. Sacerdotes como Athila José Tintino e Bruno Francisco Oliveira, por exemplo, passaram pelas unidades de cidades como Garanhuns, Alhandra, Manaus, Guaratinguetá e até mesmo para o distrito de Dombe, em Moçambique.

Através dos esforços do padre Emerson, a cidade de Botucatu contará em breve com uma Fazenda da Esperança. A parceria firmada entre a Arquidiocese de Botucatu, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e a Prefeitura de Botucatu possibilitará o atendimento a 36 homens em um prédio a ser construído no bairro Monte Alegre.

“Jesus foi muito prático em nos instruir fazer o bem e deixar marcas desse bem na vida das pessoas. Por isso acredito que essa escolha tomada lá atrás e que hoje se viabiliza, deixará uma marca muito boa na vida de muitas pessoas e famílias. Realmente é um dia muito significativo para a Cidade”, finalizou o padre Emerson Anizi durante o evento de assinatura da ordem de serviço.

Segundo o projeto que tornou Padre Emerson um cidadão botucatuense, em discurso proferido na Câmara Municipal de Botucatu, “seu trabalho de evangelização, sua liderança, seu amor à Igreja de Jesus Cristo, sua coragem e transparência nas ações, seu esforço e determinação em ser instrumento de Deus é, de fato, uma enorme contribuição para que Botucatu seja uma cidade melhor, através de pessoas melhores”.

Até a conclusão desta reportagem, não há previsão de celebração de uma missa comemorativa ao aniversário de ordenação. As missas habituais na Catedral de Botucatu são de terça-feira a sexta-feira às 7h, de segunda-feira a sexta-feira às 18h30, aos sábados às 16h e 19h e aos domingos às 07h30, 10h e 19h.

Apoie a mídia independente de Botucatu. Com R$5 por mês você já ajuda a quebrar a hegemonia de informação na nossa cidade. Apoie o Jornal Audácia através da campanha de financiamento coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *