(Foto: Acervo Museu Histórico Municipal de Botucatu)

Comemorando 60 anos de inauguração, Mercado Municipal passa a sediar a Casa do Cidadão

A partir desta quinta-feira (7), o Mercado Municipal Progresso Garcia passará a sediar a Casa do Cidadão, estabelecimento que reúne o Procon, a Casa do Empreendedor, o Ministério do Trabalho e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Além de economizar cerca de R$ 140 mil por ano deixando o aluguel do antigo espaço, a mudança facilitará o acesso dos munícipes aos serviços, devido à localização privilegiada do “Mercadão”.

O CEJUSC (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania), por sua vez, atenderá no prédio do Fórum, localizado na Praça Iole Dinucci Fernandes – Jardim Riviera, concentrando todos os serviços relacionados ao Poder Judiciário em um único espaço.

A mudança acontece justamente no ano em que o mercado completa sessenta anos de sua inauguração, que ocorreu no final do mês de julho de 1962, conforme recorda uma placa afixada em uma das paredes do edifício.

(Foto: Acontece Botucatu)

O historiador botucatuense João Carlos Figueiroa relembrou a história do Mercadão em matéria escrita para o jornal Mais Botucatu, publicada em julho de 2012. Segundo o professor, havia outro mercado municipal em Botucatu antes deste que conhecemos hoje em dia.

“O primeiro era um galpão que mais parecia uma caixa, retangular. Media oito metros de altura por dez de largura e vinte de comprimento. Tinha pouca ventilação e sua estrutura era, em parte, feita de madeira. Esse prédio entrou no século vinte em péssimas condições”, recorda Figueiroa.

Nos anos 30, as deterioradas condições estruturais do mercado antigo suscitaram uma forte pressão popular para que este fosse demolido, conforme lembra o historiador. “As notícias diziam que, dentro dele, as moças ouviam gracinhas e ofensas, era fedido e não apresentava segurança alguma”.

Até que, enfim, o primeiro mercado foi demolido para dar lugar ao novo. “Num ensolarado domingo, pela manhã, um grupo de dirigentes municipais, incluindo prefeito, vice e vereadores, reuniu-se para lançar a primeira pedra, a fundamental, do novo mercado. Foi uma cerimônia rápida. Houve discursos, um dos meninos presentes foi convidado a assinar a ata e foi tudo guardado numa urna de metal que, em seguida, foi solenemente lacrada numa caixa de tijolos, diretamente no chão”, conta Figueroa.

“O tempo passou e, finalmente pronto, o Mercado Municipal foi inaugurado no final do mês de julho de 1962, quando era prefeito Emílio Peduti e presidente da Câmara Progresso Garcia. Para a ocasião foi convidado o governador Carvalho Pinto”, conclui o historiador.

com informações do Acontece Botucatu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *