(Foto: Colagem/ACI-FCA)

Professores universitários estrangeiros visitam a UNESP de Botucatu

A UNESP de Botucatu recebeu, nas últimas semanas, a visita de dois professores universitários estrangeiros: María Isabel Delgado, da Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e Salvatore Moricca, da Universidade de Florença (Itália).

A docente argentina foi convidada pelo professor Danilo Simões, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal (PPGCF) da FCA, que esteve em intercâmbio na Universidade Nacional de La Plata (UNLP) em outubro de 2022. Durante sua visita, ele fez o convite para que a professora María Isabel viesse ao Brasil por meio do programa Capes PrInt.

A visitante teve uma agenda movimentada em sua passagem pelo Brasil. Ela ministrou a disciplina de Tópicos Especiais “Gestão de bacias Hidrográficas diante de diversos cenários socioambientais”, para alunos do PPGCF e também do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da FCA.

A professora María Isabel recebeu as boas vindas do professor Caio Antonio Carbonari, vice-diretor da FCA, e visitou as Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe) da Faculdade. Recepcionada pelo professor Juliano Carlos Calonego, atual supervisor das Fazendas, e pelos residentes Aline Gonçalves Barbosa e José Guilherme D. Pereira, ela conheceu as áreas experimentais e de produção das fazendas experimentais Lageado e Edgárdia.

A professora também teve reuniões de trabalho com os professores Simões e Iraê Amaral Guerrini, responsável pelo projeto “Florestas: do gene ao produto”, para tratativas a respeito de novas ações que possam ser realizadas por meio de parceria entre FCA e UNLP.

Também acompanhada dos professores Guerrini e Simões, a professora visitou a Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga, pertencente à Universidade de São Paulo (USP), onde foram demonstrados experimentos relacionados às áreas de microbacias hidrográficas e florestas plantadas.

O professor Simões avaliou positivamente a vinda de sua colega argentina a Botucatu. “A visita foi extremamente profícua, sobretudo por ser pautada no protocolo de intenções para estabelecimento de acordos de cooperação entre nossas universidades, um objetivo que temos trabalhado desde o ano passado”.

Por sua vez, o pesquisador Salvatore Moricca é membro do grupo de pesquisa do prof. Celso Luis Marino, do Departamento de Ciências Químicas e Biológicas/IBB-UNESP, do Dr. Bruno Cesar Rossini do IBTEC/UNESP e do prof. Edson Luiz Furtado, da FCA.

Atuante na área de Patologia Florestal, Moricca ministrou disciplinas aos estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal e Proteção de Plantas, além de fortalecer parcerias em pesquisa, visando a integração junto com docentes e discentes do programa.

O professor italiano veio ao Brasil por meio da rede de internacionalização do PPG-Ciência Florestal dentro do programa Capes PrInt, sob responsabilidade do professor Iraê Amaral Guerrini. A visita também é resultado de um convênio firmado entre a UNESP e a Universidade de Florença.

Em seu campo de atuação profissional, o professor Moricca se destaca pelas excelentes pesquisas com ferrugem em espécies florestais, sendo especializado na cultura axênica destes fungos, etapa essencial para caracterização morfológica e molecular de determinadas linhagens fúngicas.

“O professor Salvatore atua fortemente no uso de técnicas moleculares de identificação microbiológica, de modo que atuação conjunta entre IBTEC/UNESP, IBB, e FCA contribuem para o desenvolvimento pesquisas nesta área. Sua vinda ao Brasil, lecionando aulas práticas, contribuem significativamente para a formação dos alunos”, destaca o Dr. Bruno Cesar Rossini, colaborador do grupo de pesquisa e da disciplina oferecida no IBTEC/UNESP e FCA.

com informações de Sérgio Santa Rosa | Assessoria de Comunicação e Imprensa da FCA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *