A imagem de Nossa Senhora do Mel foi apresentada para os fiéis durante as missas na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Botucatu, neste domingo (3). A estátua é conhecida por verter milagrosamente sal e mel desde 1993.
As missas na paróquia de Aparecida contaram com um enorme número de fiéis nos horários das 8h, 9h e 11h. Ainda serão celebradas missas às 14h e 16h, e a imagem ficará exposta no salão paroquial durante todo esse tempo.
Pároco da igreja de Aparecida, o padre Milton Perretti considerou que “o mel simboliza a docilidade do amor de Deus para conosco”. O mel é bíblico, sendo muitas vezes citado nas Escrituras como alimento e causa de alegria.
Conheça a devoção
A devoção se iniciou quando Lilian Aparecida Montemor, residente em Mirassol, interior de São Paulo, tinha a tradição de rezar o Santo Terço, com os familiares e amigos, todo dia 13 de cada mês em honra a Nossa Senhora.
Em uma destas reuniões, em 1991, a imagem de Nossa Senhora de Fátima veio a se partir. Amiga da família, Rosa Alves Coelho, em uma de suas visitas ao Santuário de Fátima, comprou uma imagem de gesso para Lilian utilizar nos terços.
Após quase dois anos do ocorrido, no dia 13 de maio de 1993, Lilian viu que o rosto da imagem começou a verter lágrimas. A imagem foi levada para a Igreja de São José, onde passou a também verter sal.
No dia 22 de maio, o sal teria se transformado em mel, incentivando muitos peregrinos a irem até a estátua testemunhar os fenômenos e pedirem graças à Virgem Maria. Assim, a imagem ficou conhecida como “Nossa Senhora do Mel”.
A imagem chegou a ser estudada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em busca de uma explicação científica, mas foi descoberto que a imagem é oca e em seu interior não contém nada que explique a imagem verter tais elementos.
Desde então, a imagem começou a peregrinar ao longo dos anos por diversas paróquias, Santuários, capelas, hospitais, residências e encontros por meio de seus guardiões que conduzem e protegem a imagem.
Apoie a mídia independente de Botucatu, apoie o Jornal Audácia através da campanha de financiamento coletivo ou de nossa chave PIX: apoie@jornalaudacia.com
Como saber em qual paroquia Nossa Senhora vai estar! Existe algum site onde mostra?