No confronto entre os botucatuenses Gabriel Baralhas e Clayson, válido pela 22º rodada do Campeonato Brasileiro, o placar permaneceu zerado durante os 90 minutos. A partida ocorreu no último domingo (26), no estádio goiano Antônio Accioly.
No geral, o jogo não foi agradável e teve pouco brilho para ambos os lados. Enquanto o Atlético atacava mais e chutava para fora ou nas mãos de Walter, o Cuiabá pouco avançava e apostava em contra-ataques.
Logo no primeiro minuto, o Cuiabá se lançou para o ataque e quase abriu o placar: após chutão de Walter, Clayson matou a bola e passou para Elton, que finalizou de esquerda em cima de Fernando Miguel.
A chance seguinte foi de André LuÃs, aos 11 minutos: após receber cruzamento de Cariús, o atleta matou a bola no peito, pegou de voleio, mas mandou por cima. Esse lance foi o responsável por fazer o Cuiabá acordar na partida, começando a se posicionar melhor em campo e segurar os avanços do Dragão.
Aos 25, o Cuiabá novamente teve boa chance de sair à frente na partida. Auremir pegou bola espirrada na entrada da área e soltou o pé. O chute passou perto da trave rubro-negra e saiu com perigo.Â
No lance seguinte, o Dragão deu a resposta com Ronald, que invadiu a área, deixou o marcador para trás e chutou forte. Walter estava bem colocado e fez boa defesa para evitar o primeiro gol da partida. A partir desse momento, a equipe mato-grossense começou a jogar de forma defensiva e explorar os contra-ataques.
Logo em seguida, novamente Walter salvou o Dourado. O Atlético envolveu a defesa mato-grossense, chegou na linha de fundo e cruzou para Matheus Barbosa cabecear em direção ao gol, para mais uma ótima defesa do goleiro do Cuiabá.
A postura defensiva do Cuiabá possibilitou o Dragão pressionar mais. Em cobrança de falta do Atlético, Paulão conseguiu cabecear e afastar provisoriamente o perigo. O rebote caiu nos pés de Éder, que soltou a bomba, mas novamente explodiu no zagueiro.
Na cobrança de escanteio, novo susto na defesa cuiabana: a bola cruzou a área, até sobrar para Igor Cariús, que teve tempo e espaço para dominar, e bater forte de esquerda, mas a bola passou por cima da trave de Walter.
No decorrer da primeira etapa, o Dragão se mostrou superior ao time visitante, marcando a saÃda de bola do Cuiabá e dificultando a construção de jogadas. Aos 40, André LuÃs tabelou com Zé Roberto e passou para Ronald na área, que chutou prensado e Walter defendeu. No fim do primeiro tempo, novamente o Atlético finalizou de fora da área com João Paulo, que mandou para fora.
Apesar do grande susto no inÃcio da partida, o time de Baralhas logo tomou conta do jogo e criou várias oportunidades. Foi um total de 12 finalizações ao longo de toda a primeira etapa, mas sem conseguir converter em gol.
Apesar do domÃnio da equipe do Dragão, o time de Clayson conseguiu fazer um bom primeiro tempo, mostrar organização na marcação e tentar surpreender o time goiano no contra-ataque.
No segundo tempo, os times caÃram de rendimento e a partida ficou truncada, diminuindo sua intensidade e criando poucas chances. Ainda assim, o Atlético foi superior e conseguiu manter o controle da bola e buscar mais o gol, enquanto o Dourado se defendia melhor.
Aos 7 minutos da segunda etapa, João Lucas fez falta em Ronald na ponta. Na batida, João Paulo tentou arriscar, mas a bola explodiu em Clayson na barreira. Logo depois, o Cuiabá se lançou ao ataque. Uendel cruzou na área, mas Wanderson subiu bem e tirou de cabeça.
Em seguida, a bola foi cruzada na área do Cuiabá, e o estreante Alan Empereur cortou. A bola foi nos pés de Zé Roberto, que tentou de fora da área, mas sem tanta força e Walter fez defesa fácil.
Aos 22, o Atlético assustou. Em boa troca de passes, Dudu ajeitou e a bola sobrou para João Paulo, que dentro da área, mandou uma bicicleta. A bola subiu demais e passou por cima do gol de Walter.
Após um bom tempo sem grandes emoções, mais uma chance do Dragão. André Luiz deu passe de calcanhar para Zé Roberto se desvencilhar da defesa e bater forte, mas por cima das traves de Walter, desperdiçando uma chance de ouro.
O ex-corintiano, inclusive, foi o grande nome da equipe auriverde na partida, sendo bastante exigido e fazendo boas defesas para segurar o empate diante de um adversário que buscou a vitória o tempo todo.
Aos 33, o Cuiabá tentou responder com um contra-ataque rápido. Jenison se livrou da defesa e deu passe para Clayson, que invadiu a área, partiu para cima da defesa e bateu forte, mas em cima da marcação mato-grossense.
No minuto seguinte, o elenco rubro-negro reclamou de pênalti no lateral Igor Cariús após carrinho perigoso do zagueiro Paulão. A arbitragem mandou o jogo seguir, o que gerou muita polêmica na reta final da partida.
O time mandante manteve a superioridade na posse de bola, mas ainda sem conseguir converter as chances em gols. Apesar das chances criadas, a partida foi marcada pela postura pouco audaciosa dos dois times e, como resultado, permaneceu o 0 a 0 no placar.
Pelo lado do Dourado, o time do treinador Jorginho optou por se defender e abdicou das investidas no ataque. Já o Dragão soma nove jogos sem uma vitória jogando como mandante, a gota d’água para a demissão do treinador Eduardo Barroca.
O camisa 10 auriverde foi responsável por grande parte das ações ofensivas do time cuiabano. Apesar do ataque ter passado em branco, as principais jogadas passaram pelo botucatuense, que voltou aos 11 iniciais após cumprir suspensão diante do Fluminense. Aos 39 minutos da segunda etapa, foi substituÃdo pelo atacante Felipe Marques.
Gabriel Baralhas jogou toda a partida e novamente apresentou um bom desempenho defensivo, acertando cruzamentos, passes e entrando em divididas importantes, além de interceptar bolas perigosas no meio-de-campo.
Com o empate, a situação na tabela fica complicada para os dois times: o Atlético soma 27 pontos e ocupa a 12ª posição na tabela de classificação no Brasileirão, enquanto o Cuiabá figura na 10ª colocação com 29 pontos. Ambos os times caÃram uma posição em relação à rodada anterior.
O próximo jogo do time de Clayson será no dia 2 de outubro (sábado), quando recebe o Juventude às 17 horas. Já o próximo compromisso de Baralhas será no mesmo dia e horário, contra o Fortaleza no Castelão.
Você acompanha o desempenho dos craques botucatuenses aqui, no Jornal Audácia!
Apoie a mÃdia independente de Botucatu. Apoie o Jornal Audácia através da nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse.