(Foto: Divulgação/Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Botucatu)

Diácono Marco Raphael é ordenado sacerdote em São Manuel

O diácono Marco Antônio Raphael, de 31 anos, foi ordenado presbítero na manhã desta segunda-feira (12). A ordenação ocorreu na praça em frente à sua paróquia de origem, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Aparecida de São Manuel.

A Solene Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo. A missa reuniu o clero arquidiocesano,diáconos, religiosos, autoridades civis, familiares e fiéis.

Ao término da cerimônia, o neosacerdote Marco Raphael dirigiu a sua primeira palavra ao povo, fazendo um emocionante agradecimento. Seu lema presbiteral é: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra.” (Lc, 1,38). 

Pelo gesto sacramental da imposição das mãos e prece de ordenação do Arcebispo, Marco se tornou presbítero, o segundo grau do Sacramento da Ordem. A solenidade foi transmitida ao vivo pelas redes sociais, através do canal do YouTube e página do Facebook da Arquidiocese de Botucatu.

Este evento é um marco em sua caminhada, que se iniciou em 2014. Neste ano, teve início sua trajetória vocacional com o ingresso na Etapa Propedêutica no Seminário Arquidiocesano São José, em Botucatu.

(Foto: Divulgação/Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Botucatu)

De 2014 a 2017, Marco realizou o estágio pastoral na Comunidade Catedral de Botucatu, residindo na Fraternidade Madre Teresa de Calcutá, casa paroquial da Catedral, onde auxiliou nos serviços da Câmara Eclesiástica e da PasCom Arquidiocesana. No mesmo período, cursou a licenciatura em Filosofia na Universidade do Sagrado Coração – USC, em Bauru.

No ano de 2018 ingressou na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE, em Belo Horizonte, cursando bacharelado em Teologia. Neste período realizou trabalhos pastorais nas paróquias mineiras Nossa Senhora do Rosário, em Ribeirão das Neves, São Paulo Apóstolo, em Esmeraldas.

Em janeiro deste ano, Marco Raphael iniciou a etapa da síntese vocacional na Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina, em Pratânia, acumulando a função de Referencial do Setor Pastoral Comunicação da Arquidiocese e Professor no Seminário Menor São José de Botucatu.

Foi ordenado diácono em 21 de abril deste ano, na Catedral Sant’Ana de Botucatu. Desde então, Marco exerce seu ministério na Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina em Pratânia, assessorando também a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana.

Sua primeira missa foi celebrada na manhã desta terça-feira (12), solenidade de Nossa Senhora Aparecida, no mesmo Santuário onde foi ordenado.

por Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Botucatu (com alterações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *