Em 2011, a décima edição da tradicional Feira do Livro agitou a programação cultural de Botucatu. Realizada nas dependências da Associação Atlética Ferroviária (AAF) e com entrada franca, o evento comercializava livros por até R$ 1, tornando a leitura cada vez mais acessível à população.
Mas a surpresa maior ainda estava por vir: a feira contou com a participação do desenhista Mauricio de Sousa, que lançou o gibi especial “Almanaque Saiba Mais Botucatu”, onde os personagens da Turma da Mônica ensinam a história de nossa cidade de forma lúdica e pedagógica. Confira a obra completa por este link.
Por outro lado, o livreto também causou polêmicas. Segundo o Estadão, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores alegou que a publicação, paga pela prefeitura com dinheiro público, fazia promoção pessoal do então prefeito João Cury (PSDB).
A secretaria de Educação da cidade informou que os gibis foram confeccionados para estimular o hábito da leitura. Segundo a nota, o nome do prefeito foi citado apenas uma vez entre as 36 páginas, “sem qualquer conotação de autopromoção”. Além disso, a nota ainda aponta que o material cumpre o dever de prestar contas sobre os programas da prefeitura.
A despeito destes contratempos, o que fica para a história de Botucatu é a obra de Mauricio, que apresenta de forma leve e descontraída uma história que muita gente ainda não conhece: a história de nossa própria cidade.
Apoie a mídia independente de Botucatu. Apoie o Jornal Audácia através da nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse.