A décima-sétima rodada do Campeonato Brasileiro Série A foi palco de boas atuações dos dois botucatuenses Gabriel Baralhas, pelo Atlético Goianiense, e Clayson, pelo Cuiabá. O destaque fica para o atacante ex-Corinthians, que marcou um gol contra o Palmeiras.
Enfrentando a lanterna Chapecoense, Baralhas contribuiu para as jogadas ofensivas da equipe da casa, acertando 87% dos passes na partida. O botucatuense foi substituído aos 27 minutos do segundo tempo pelo volante Matheus Barbosa, que adotou uma postura mais defensiva.
A partida deste sábado (21) começou morna, com muita troca de passes e poucas chances para ambos os lados. Aos 35 minutos, o VAR foi acionado para analisar um pisão no tornozelo do meia Bruno Silva dentro da grande área. Após ver o lance, o juiz assinalou o pênalti e Anselmo Ramon abriu o placar para os visitantes.
O gol marcado esquentou o jogo, que teve outra boa chance para a Chape e uma boa oportunidade para o Atlético, mas sem sucesso em empatar a partida. Durante o intervalo, o treinador rubronegro Eduardo Barroca fez três substituições para buscar uma reação da equipe.
No início do segundo tempo, Zé Roberto cruzou a bola para o meio da área, que encontrou o peito do zagueiro Oliveira, emendando uma bicicleta direto para o gol. O golaço seria anulado pelo VAR minutos depois, que constatou impedimento na jogada.
Após o susto, a Chapecoense continuou segurando a posse de bola, mas não foi o suficiente para garantir ao menos um ponto para a equipe, que amarga a última colocação do campeonato.
Após mais uma revisão do VAR, o árbitro interpretou que o zagueiro Joilson bloqueou a bola com o braço dentro da área e assinalou o pênalti para o Dragão. Aos acréscimos do segundo tempo, João Paulo converteu pênalti e arrancou o empate para o clube goiano.
O clube de Baralhas passa por uma fase incômoda de seis empates consecutivos jogando em casa. Com o resultado, o clube cai para a sétima posição, devido à vitória do Corinthians sobre o Athletico Paranaense. A equipe volta a campo no próximo domingo (29), quando recebe o Internacional em casa.
Clayson foi o grande destaque da partida deste domingo (22) contra o Palmeiras, marcando um gol logo no primeiro minuto de jogo. Emprestado pelo Corinthians, o camisa 10 do Cuiabá ainda deu uma assistência para Uillian Correia, nos acréscimos do segundo tempo.
Toda a primeira etapa foi condicionada pelo gol do atacante botucatuense. O Dourado segurou bem os avanços do time alviverde, em uma grande partida do goleiro Walter – também emprestado pelo Corinthians ao clube cuiabano.
Ainda no primeiro tempo, Zé Rafael finalizou dentro da área e a bola chegou a ultrapassar a linha do gol, mas o árbitro assistente viu impedimento na origem da jogada e o gol foi anulado. O Palmeiras, que viu seu favoritismo cair por terra durante o primeiro tempo, fez quatro substituições durante o intervalo para buscar uma reação no Allianz Parque.
Oportunidades não faltaram: o centroavante Deyverson desperdiçou três chances claras de empatar a partida, sendo considerado o destaque negativo do time do Palmeiras neste jogo. Dudu também tentou marcar o seu, mas a muralha de Walter estava insuperável.
Neste meio-tempo, o Cuiabá também teve boas chances de aumentar a vantagem no placar em contra-ataques rápidos. Clayson, inclusive, teve algumas oportunidades nas costas de Gabriel Menino, todas bloqueadas pelo goleiro Weverton.
Aos 48 minutos do segundo tempo, Gustavo Scarpa perdeu a bola no meio de campo e, em mais um contra-ataque, Clayson deu uma bela assistência para Uillian Correia sacramentar a vitória do time visitante.
Mérito do time treinado por Jorginho, que taticamente conseguiu encurralar o adversário e reduzir os espaços livres em campo. Seu time saiu vencedor, mesmo com menos finalizações e menor posse de bola.
O time de Clayson atualmente ocupa a 13ª posição do Brasileirão, saindo da zona de rebaixamento. Sua próxima partida será contra o Fortaleza, fora de casa, na próxima segunda (30). O Palmeiras, por sua vez, está há quatro jogos sem vencer na competição e viu o Atlético Mineiro atingir a primeira colocação no campeonato brasileiro.
Você acompanha o desempenho dos craques botucatuenses aqui, no Jornal Audácia!
Apoie a mídia independente de Botucatu. Apoie o Jornal Audácia através da nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse.
Excelente!