A temporada 2021 do futebol brasileiro se encerrou e, com isso, vêm as retrospectivas do ano. A reportagem do Jornal Audácia entrou em contato com setoristas do Cuiabá – clube de Clayson – e do Atlético Goianiense – clube de Gabriel Baralhas – para comentar o desempenho dos jogadores botucatuenses neste ano.
O botucatuense Clayson é um dos jogadores mais importantes de sua equipe, segundo o setorista do Cuiabá no portal Esporte News Mundo, João Roberto. “Clayson vem fazendo uma boa temporada. Caiu um pouco de produção nas últimas rodadas, mas mesmo assim é um dos pilares do time”, diz o repórter.
O jogador participou de 31 partidas neste Brasileirão (30 delas como titular), marcando dois gols e cinco assistências pela equipe comandada por Jorginho. “Não só pelos números, o Clayson é importantíssimo para o time, pois consegue abrir espaços em jogadas individuais e tem uma boa visão de jogo”.
Sua atuação contribuiu para que o Cuiabá não somente lutasse bravamente contra o rebaixamento, como também quase classificasse para a Copa Sul-Americana – ficou de fora da competição pelos critérios de desempate. Para João Roberto, “a boa campanha no Brasileirão e o bom trabalho do Jorginho conquistou o principal objetivo do clube: a permanência na Série A”, afirma.
Perguntado sobre qual foi a principal partida de Clayson na temporada, João é categórico: “Com certeza foi a vitória do Cuiabá por 2 a 0 contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Nesta partida, o camisa 10 do Cuiabá fez um gol e deu uma assistência. Além disso, em vários momentos criou boas oportunidades de contra-ataque”.
O Dourado planejava estender o empréstimo de Clayson junto ao Bahia, mas a recente polêmica do jogador em um suposto caso de agressão acabou inviabilizando o negócio. Recentemente, o staff do jogador afirmou que a investigação afastou a possibilidade de envolvimento do atleta no caso.
Consequentemente, Clayson retorna ao Bahia para a temporada de 2022. O Tricolor de Aço disputará o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série B.
Por outro lado, Gabriel Baralhas continuará em seu atual clube para a próxima temporada. Emprestado pelo Ituano ao Atlético Goianiense, o Dragão decidiu adquirir 60% dos direitos econômicos do volante, em um contrato válido até junho de 2024.
Esta contratação em definitivo é reflexo das boas atuações do jogador pelo clube goiano. O botucatuense marcou quatro gols em 31 partidas pelo Atlético – entrando como titular em 18 delas – e levou apenas dois cartões amarelos e nenhum vermelho, ótimos números para um volante.
Sua boa atuação contribuiu para o sucesso do Dragão. A princípio, o clube goiano buscava lutar contra o rebaixamento e, ao final do campeonato, classificou-se para a Copa Sul-Americana – ficou de fora da fase preliminar da Copa Libertadores da América pelos critérios de desempate.
Segundo o setorista do Atlético Goianiense no portal Esporte News Mundo, Bruno Moura, Baralhas recebeu uma missão ingrata quando chegou ao time. “Baralhas foi contratado para substituir o volante e capitão Edson, que havia saído do clube”, diz.
Sua principal partida foi contra o Fortaleza, pela 23ª rodada do Brasileirão. “Além de conseguir marcar um time que vem fazendo uma grande campanha na Série A, o volante ainda marcou um gol. Na ocasião, o Atlético-GO venceu por 3 a 0, na Arena Castelão”, conclui.
Você acompanha o desempenho dos craques botucatuenses aqui, no Jornal Audácia!
Apoie a mídia independente de Botucatu. Apoie o Jornal Audácia através da nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse.