Um artigo produzido por dezessete alunos da UNESP de Botucatu sobre o combate ao novo coronavírus em pessoas obesas foi publicado, na última sexta-feira (15), na revista Molecular and Cellular Endocrinology, um dos periódicos mais conceituados na área da endocrinologia.
Segundo o artigo, foi observado que o fenômeno conhecido como “tempestade de citocinas” pode ser uma das causas para um impacto maior da covid-19 em pessoas com obesidade. “Citocinas são substâncias produzidas por células, que podem afetar diversas funções do organismo, estando presentes em condições de doença, podendo agravar ou atenuar o quadro. A tempestade é um aumento desproporcional das que agravam as doenças”, diz a principal pesquisadora do estudo, Fabiane Francisqueti-Ferron.
Além disso, o paper ainda aponta que compostos naturais, como o gamma oryzanol, podem ser considerados uma terapia complementar para prevenir a tempestade de citocinas em pacientes obesos com COVID-19.
Fabiane acredita que esta constatação pode contribuir para a comunidade científica desenvolver tratamentos à covid-19. “O gamma oryzanol está presente em alimentos como o arroz integral, que pode ser incluído na dieta dos pacientes”, diz a pesquisadora.
Você pode conferir o artigo completo (em inglês) por este link.
Apoie a mídia independente de Botucatu. Apoie o Jornal Audácia através da nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse.