Durante a década de 1980, não havia internet, e as oportunidades de habitantes de cidades do interior verem seu artista preferido se resumiam à televisão e às revistas. Porém, em momentos muito especiais, era possível se encontrar com celebridades em nossa própria cidade.
Foi o que aconteceu há 35 anos, em 23 de junho de 1986. Em um grande evento de inauguração das Casas Pernambucanas – na famosa esquina da Rua Amando de Barros com a Rua Siqueira Campos, onde a loja está situada até hoje – filas com centenas de pessoas se formavam para prestigiar o novo comércio da cidade.
O evento contava com um grande show de prêmios e sorteios, mas esta não era, nem de longe, a principal atração daquela tarde. Após a abertura oficial da loja, foi anunciado um show com a popularíssima “Rainha dos Baixinhos”, Xuxa Meneghel.
Em nossa cidade, o show da Rainha dos Baixinhos teria sido programado para ser em frente à loja, mas pela grande quantidade de pessoas, incluindo muitas crianças, por questões de segurança foi necessário transferir o evento para o ginásio do Botucatu Tênis Clube. Logo após, a cantora distribuiu autógrafos para os fãs que aguardavam no hall de entrada do prédio do BTC.
Cartaz de divulgação do evento de inauguração fixado em frente às Lojas Pernambucanas. (Imagem: Reprodução/Estúdio Digiart)
Xuxa iniciou sua carreira em 1979, trabalhando como modelo e atriz. Porém, o que a alçou ao estrelato foi seu trabalho como apresentadora infantil: em 1983, foi convidada a animar o Clube da Criança, na extinta Rede Manchete. O programa foi o pioneiro em intercalar desenhos animados com brincadeiras e atrações musicais.
Em 1986, foi contratada pela Rede Globo para apresentar o programa que marcou toda uma geração: o famoso “Xou da Xuxa”, exibido religiosamente em todas as manhãs de segunda à sábado. Foi neste programa que surgiu sua nave espacial, de onde Xuxa saía para apresentar o programa.
Seu programa rapidamente se tornou líder de audiência, transformando a apresentadora no maior ídolo infantil do Brasil. Também em 1986, Xuxa recebeu seu oitavo disco de platina pelo seu primeiro álbum, o LP Xou da Xuxa. A premiação era concedida a cada 250 mil cópias vendidas; até então, foram vendidas mais de 2 milhões de cópias.
Foi neste cenário, talvez a época em que Xuxa Meneghel foi mais popular, que o evento aconteceu. Cerca de dois anos depois, durante a inauguração da filial das Casas Bahia em Botucatu, nossa cidade também recebeu o apresentador Gugu Liberato. Mas isso fica para outra matéria.
Confira abaixo o vídeo do evento de inauguração da loja, disponibilizado gratuitamente no YouTube pelo Estúdio Digiart.
Apoie a mídia independente de Botucatu. Apoie o Jornal Audácia através da nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse.
Maravilhoso saber desses acontecimentos que acabam por ficarem esquecidos, ótimo texto.