por Mateus Conte
A atual legislatura da Câmara de Vereadores de Botucatu (2017-2020) aprovou 298 projetos de lei em quatro anos – o que equivale a, aproximadamente, um projeto por sessão. Destes, 130 se dedicam apenas a denominar ruas de nossa cidade, representando 44% de todos os projetos de lei.
O vereador que mais aprovou denominações de espaços públicos foi Carreira, com 32 projetos, seguido por Zé Fernandes, com 21 proposituras. A lista prossegue com Alessandra Lucchesi, com 16 projetos; Sargento Laudo, com 15; Cula, com 9; Curumim, com 8; Izaias Colino, com 7; Jamila Cury, com 5; e Abelardo, Carlos Trigo, Paulo Renato e Rose Ielo, com 4 proposituras cada*.
Segundo levantamento do Jornal Audácia com o uso da ferramenta Google Maps, ainda existem 118 ruas sem nome em nossa cidade, sendo denominadas apenas “Rua Um” ou “Rua A”, por exemplo. Sendo assim, muitos outros projetos de lei visando nomear logradouros de Botucatu devem ser criados nos próximos anos.
A lista completa das leis que denominam espaços públicos pode ser consultada pelo próprio site da Câmara, por meio deste link.
*O projeto de lei nº 68/2019, que denomina o viaduto entre as regiões norte e leste de Botucatu como “Vereador Josey de Lara Carvalho”, foi de proposição de todos os vereadores; portanto, não foi contabilizado individualmente a nenhum deles.
Apoie a mídia independente de Botucatu. Apoie o Jornal Audácia através da nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse.
Parabéns pelo levantamento e pela iniciativa! Sucesso!